segunda-feira, 12 de março de 2018

Educação Infantil: Planos de trabalho com o brinquedo pião, inspirado em telas de Portinari e Ivan Cruz e alinhados a BNCC

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.

Plano 1

Iniciamos nossos trabalhos a partir da tela exposta


Campos de Experiência: 
                            *Escuta, fala, pensamento e imaginação
                            *Corpo gestos e movimentos   

Saberes e Conhecimentos:
                            *Identificação e nomeação de elementos
                            *Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas

Objetivos:
                           *(EI02EF01) Dialogar com as crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opniões.
                                    * Identificar e nomear elementos em obras de Arte.
                                   * (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de suas cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
                                  *Realizar tentativas da dobradura do chapéu
                                  *Participar de brincadeiras com a cantiga "O meu chapéu" envolvendo movimentos corporais, imitando gestos.

Desenvolvimento:

 Recepcionaremos as crianças com revistas e jornais para folhearem e observar figuras

Primeiro Momento: Organizaremos-nos na "Colcha roda de conversa" e apresentaremos às crianças a biografia de "Candido Portinari"(1903-1962) destacaremos que ele nasceu na fazenda, no interior de São Paulo, utilizando um mapa do Brasil apontaremos onde esse estado se localiza, primeiramente iremos expor a tela “Sonho- 1938” que é de um cavalo, relembrando nossas vivências com cavalinho de pau. Em seguida comentaremos que o  mesmo pintor também pintou muitas telas de crianças e brincadeiras então observaremos a tela “Menino com pião- 1947” instigaremos ao grupo que identifiquem e nomeiem os elementos presentes na obra de arte (CHAPÉU, MENINO, PIÃO, CADEIRA)

Segundo Momento: Para destacarmos o chapéu ouviremos a cantiga “O meu chapéu tem três pontas” e em seguida incentivaremos o grupo a imitarem os gestos que compõem a coreografia da cantiga. 

Terceiro Momento: Realizaremos tentativas de elaborar a dobradura de um chapéu utilizando revistas e jornais, a cada passo a professora irá destacar as figuras geométricas que se formarão durante cada momento da dobradura e auxiliará  que necessitar de ajuda.

Quarto Momento: Após cada criança obter o seu chapéu iremos brincar de marchar cantando a cantiga “Marcha soldado cabeça de papel”

Avaliação: 
            Dar-se-á mediante a observação dos relatos que as crianças farão afetos a obra de arte, identificando os elementos presentes na mesma e se realizarão tentativas de elaborar os gestos da cantiga e confeccionar a dobradura de um chapéu.

Referências:
                 Biografia de Candido Portinari
                 Cantiga "O meu chapéu tem três pontas"
                Organização Curricular da Educação Infantil

Recursos: rádio, pen-drive, "Colcha Roda de Conversa", telas, jornal

Biografia de Candido Portinari (Clique aqui)

Clique aqui e conheça mais sobre o recurso "Colcha Roda de Conversa"

"Sonho (1938)"
Cândido Portinari

Link com a coreografia da cantiga de roda "O meu chapéu tem três pontas"

Passo a passo da dobradura

Apreciando a obra

Plano 2


Campos de Experiência: 
                            *Escuta, fala, pensamento e imaginação
                            *O eu, o outro e o nós 

Saberes e Conhecimentos:
                            *Patrimônio cultural e literário
                            *Regras de jogos e brincadeiras

Objetivos:
                           *(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir leituras de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustração, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita)
                            *(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras

Desenvolvimento:

Primeiro Momento: Organizados na "Colcha roda de conversa" apresentaremos as crianças o livro: “Mestres das artes no Brasil: Candido Portinari” realizaremos a leitura de sua biografia e observaremos algumas obras do pintor, destacaremos suas técnicas etc, apreciaremos novamente a tela “Menino com pião- 1947”, em seguida utilizando a caixa surpresa faremos suspense sobre o que há dentro dela, solicitaremos que cada criança apalpe o objeto que nela contém, observaremos quem descobrirá o que há ali apenas pelo tato. Após a revelação e manipularmos o brinquedo, através da caixa didática "Brinquedos" destacaremos as características do pião, como se joga e as regras da brincadeira.

Segundo Momento: Assistiremos a vídeos ensinando como se brinca com o pião e logo após realizaremos brincadeiras com o mesmo, realizando tentativas de lançar o brinquedo, no pátio externo da instituição.

Terceiro Momento: Diante de uma cartolina pintada com a cadeira a qual faz parte da tela realizaremos registro fotográfico de cada criança vestindo camisa preta, utilizando o chapéu de jornal na cabeça e segurando o pião, inspirados na tela. E a colaremos numa moldura que em um próximo momento será decorada com uma das técnicas utilizadas pelo pintor.

Quarto Momento: Inspirados na tela Menino com pião, realizaremos pintura no desenho da mesma e colaremos chapéu de jornal em nossa composição da obra.


Avaliação: 
            Dar-se-á mediante a observação dos relatos que as crianças farão afetos a obra de arte, identificando os elementos presentes na mesma e se realizarão tentativas de elaborar os gestos da cantiga e confeccionar a dobradura de um chapéu.

Referências:
                 Biografia de Candido Portinari
                 Tela: Menino com pião- 1947
                Organização Curricular da Educação Infantil

Recursos: caixa surpresa, pião, cartolina, tinta, pen-drive, TV, caixa didática, cartolina, chapéu de jornal, canudo, cola, livro

Avaliação: 
                 Observar se as crianças demonstraram interesse e atenção durante a leitura dos dados da biografia do artista plástico e se assimilaram as regras da brincadeira com PIÃO.





Atividade de colorir e colar o chapéu no menino

Plano 3

Campos de Experiência: 
                                     *Corpo gestos e movimentos

Saberes e Conhecimentos:
                                 *O corpo e seus movimentos
                                 *Motricidade e habilidade manual

Objetivos:
                         *(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço, (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações
                               * Dançar executando movimentos variados.
                   *(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros
                             *Coordenar o movimento das mãos para segurar o pincel, lápis de cor, giz de cera
Desenvolvimento: 

Recepcionaremos as crianças com cantigas de roda

Primeiro Momento: Nos organizaremos e realizaremos a pintura de uma cartolina, inspirados na primeira técnica  que o pintor Candido Portinari usou ainda criança e que se chama  "Spolvero" (a qual consiste em se utilizar de um saquinho cheio de tinta em pó que é batido sobre moldes de papel vazado com diversos formatos), utilizaremos tinta e canudos e através de sopro iremos colorir a cartolina, que será utilizada como moldura para as fotos que foram tiradas inspiradas na tela Menino com pião- 1947” e serão expostas no saguão da instituição. Relembraremos nossas vivências com o brinquedo pião e então utilizando tinta de tecido iremos pintar os piões de madeira.

Segundo Momento: Assistiremos ao vídeo “Traçando Arte- Cândido Portinari” (https://www.youtube.com/watch?v=Obz0gSEvm2Y) relembraremos dados da biografia do grande pintor e destacaremos que além de pintor também escreveu alguns poemas, apresentaremos então o poema: “O menino e o povoado” (Não tínhamos nenhum brinquedo) destacaremos o fato que antigamente os brinquedos eram confeccionados pelas próprias crianças, eram poucos os comprados então, apresentaremos ao grupo de crianças imagens e alguns piões confeccionados com reciclagem, em seguida disponibilizaremos o poema em sufite e decoraremos o mesmo com desenhos.

Terceiro Momento: Assistiremos a um vídeo da confecção de um pião de madeira logo após utilizando massa de modelar, realizaremos tentativas de modelar um pião

Quarto Momento: Brincaremos de roda com a cantiga “Roda Pião” e realizaremos os movimentos que contém na música “Movimentos” do compositor Lydio Roberto, explorando o movimento de girar (rodar).

Referências:
                 Poema: “O menino e o povoado” (Não tínhamos nenhum brinquedo)- Candido Portinari
                “Movimentos” - Lydio Roberto
                  Organização Curricular da Educação Infantil

Recursos: TV, pen-drive, sulfite, piões, rádio, cd, pen-drive, tinta guache, tinta de tecido canudo, pincel, lápis de cor, giz de cera,

Avaliação: 
                 Se dará mediante a observação das tentativas de pintar os piões, desenhar com formas definidas para ilustrar o poema e se dançam executando os movimentos e gestos nas brincadeiras com cantiga e na música apresentada.

Enunciado: Observamos algumas obras do expoente da pintura "Candido Portinari" e aprendemos que a primeira técnica que usou ainda criança foi "Spolvero" , que consiste em se utilizar um saquinho cheio de tinta em pó que é batido sobre moldes de papel vazado com diversos formatos. Inspirados nesse conhecimento, iremos utilizar uma técnica diferenciada de pintura, a qual se utiliza tintas e canudos e se faz através do sopro, após conseguirmos esse efeito de cores, utilizaremos a cartolina pintada como moldura para nossas fotos.

Esse trabalho foi realizado com todas as crianças da instituição, então expomos no saguão da instituição nossas obras de arte, para que os pais também pudessem apreciar, tal trabalho se faz muito importante pois contribui para agregar cultura a todos os familiares da comunidade.


                                      Click aqui e escute a música "Movimentos" de Lydio Roberto

Apresentando ao grupo o poema de Portinari e outras possibilidades de confecção de piões

Imagens e piões com recicláveis

Piões (palito de churrasco, lápis, tampa de pet, copo de requeijão, cds, tampa de amanciante, bola de gude, Eva, etc...)

Decorando piões de madeira

Piões pintados pelas crianças e finalizados pelas professoras

Atividade de ilustrar o poema


Plano 4

Campos de Experiência: 
                                     *Traços, sons, cores e formas
                                     *Escuta, fala, pensamento e imaginação

Saberes e Conhecimentos:
                                 *Produção de objetos tridimensionais
                                 * Gêneros e suportes de textos

Objetivos:
                           *(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (agila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
                                *Participar na elaboração de um pião com materiais reutilizáveis
                  *(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos pessoais

Desenvolvimento: 

Recepcionaremos as crianças com jogos da memória.

Primeiro Momento: Nos direcionaremos ao pátio externo e organizados na colcha roda de conversa apresentaremos a biografia de Ivan Cruz e sua a foto, relatando sobre os principais marcos de sua vida, entre eles que a primeira obra de arte que teve contato foi a de Portinari em sua fase geométrica. Em seguida apresentaremos a obra “Rolando Pião”, as crianças apreciarão a imagem destacando o brinquedo e a brincadeira que o artista representou em sua pintura. Então manusearão e observarão o livro “Folclorices de brincar” de Mércia Maria Leitão Neide Duarte com algumas das pinturas do expoente.

Segundo Momento: Assistiremos ao vídeo “Entrevista com Ivan Cruz em seu ateliê” (https://www.youtube.com/watch?v=tz1vUetSeSg) onde poderemos observar seu ateliê, apreciar algumas de suas esculturas, mais telas e mais fatos sobre o artista plástico.

Terceiro Momento: Nos direcionaremos ao pátio externo onde pintamos juntamente com as crianças em semanas anteriores uma parede com as casas das telas de brincadeiras de criança do pintor Ivan Cruz, até este momento não havíamos explicado o porquê daquele trabalho, então agora que já conheceram a tela Rolando pião, observaremos se as mesmas relacionarão a pintura com a tela, então de três em três se posicionarão em frente a parede pintada para tirar uma foto representando a obra de arte.

Quarto Momento: Iremos disponibilizar tampas de amaciante e lápis de cor para que cada criança escolha de acordo com sua preferência as cores que mais gostam em seguida com a ajuda da professora confeccionaremos um pião com materiais recicláveis. Depois de pronto nos direcionaremos ao pátio externo para brincarmos com o brinquedo relembrando a cantiga “Roda pião”. 

Quinto momento: Em sala iremos expor a obra no quadro e disponibilizar um desenho da mesma em preto em branco para que as crianças com giz de cera possam colorir. 

Referências:
                  Livro “Folclorices de brincar” de Mércia Maria Leitão Neide Duarte 
                  Tela "Rolando Pião”
                   Organização Curricular da Educação Infantil

Recursos: 
                TV, colcha roda de conversa, livro “Folclorices de brincar” de Mércia Maria Leitão Neide Duarte, tampas de amaciante, lápis de cor.

Avaliação: 
                 Observar se as crianças irão manusear o livro e o reconhecer como portador de texto e se participarão na elaboração do pião demonstrando seus gostos e preferências.



Iniciando a pintura com as crianças. 

Pintando as casas
Pintura concluída, com os contornos das professoras

Enunciado: Conhecemos a tela "Rolando pião" do artista plástico Ivan Cruz algo que nos chama a atenção é que o mesmo pintou mais de 100 obras relacionadas com o tema "Brincadeiras de criança" relembrando brincadeiras que fizeram parte do repertório de sua infância. Inspirados nessa belíssima obra, com cores marcantes, vamos tirar uma foto para representar a mesma 

Realizamos novamente a exposição no saguão da instituição desta vez  nossas fotos foram inspiradas na tela Rolando pião de Ivan Cruz, no canto superior anexamos um resumo da biografia do artista plástico para que os familiares de nossas crianças também tenham a oportunidade de adquirir este conhecimento

Atividade de colorir a tela


Planos de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa

Um comentário: